A Electronic Arts anunciou oficialmente que os servidores de Anthem, jogo de ação multiplayer da BioWare, serão desligados no dia 12 de janeiro de 2026. Lançado em 2019 com a promessa de ser uma revolução no gênero de jogos como serviço, Anthem nunca conseguiu decolar, e agora terá sua jornada encerrada de forma definitiva.
“Após cuidadosa consideração, tomamos a decisão de encerrar Anthem em 12 de janeiro de 2026. O jogo ainda poderá ser jogado online pelos próximos 180+ dias. A partir de hoje, não será mais possível comprar moeda premium, mas os saldos existentes ainda poderão ser usados até o desligamento dos servidores”, disse a EA em comunicado oficial.
Os jogadores que já possuem o game poderão baixá-lo e jogá-lo até a data do desligamento dos servidores. A partir de 15 de agosto de 2025, o jogo também será removido do catálogo do EA Play.
Além disso, Anthem já foi retirado das lojas digitais, o que significa que novos jogadores não poderão mais adquirir o jogo.
O fim de Anthem não é exatamente uma surpresa. O jogo foi lançado com recepção morna e diversos problemas técnicos e de conteúdo. Em 2020, a BioWare chegou a anunciar um plano de reformulação chamado Anthem NEXT, mas o projeto foi cancelado em 2021.
Mesmo com atualizações esporádicas, Anthem nunca alcançou a base de jogadores esperada e acabou sendo ofuscado por outros títulos do gênero.
Anthem é um RPG de ação multiplayer online, em que jogadores controlam exoesqueletos chamados Javelins em missões cooperativas em um mundo alienígena. Lançado originalmente para PlayStation 4, Xbox One e PC, o jogo foi desenvolvido pela BioWare e publicado pela EA.
Apesar de sua proposta ambiciosa, Anthem acabou se tornando um exemplo clássico de como promessas mal executadas podem prejudicar um projeto promissor.